sábado, 5 de março de 2011

Réquiem ao cristianismo

Andei pensando em quantas advertências nos fazem as sagradas escrituras sobre nossa natureza.Em como é importante não lhe dar ouvidos,e o que vejo é o oposto,na maioria dos que se dizem cristãos.
 Vem comigo pra uma rápida revisão da história da Igreja.mas vem comigo,desarmado das pistolas da condenação.vem comigo derramando misericórdia com os olhos.Jesus enfrentou os costumes religiosos de sua época.Os Apóstolos também.Quando não vigiaram,Deus enviou o socorro:levantou Paulo para enfrentá-los dentro de seus próprios costumes.Deus escolheu Paulo para confrontá-los e para alcançar os gentios,ou seja,nós.Outro exemplo foi a perseguiçao sofrida pelos Apóstolos.O Senhor os fez ir ao encontro dos outros e não permitiu assim que eles se tornassem apenas mais uma seita  derivada do judaísmo como os farizeus ou os herodianos.Logo em seguida,surgiram os novos mestres ensinando o que ninguém ensinou à eles,mas mesmo assim,sempre encontrando pessoas prontas pra lhes ouvir e seguir.
 As cartas do novo testamento mostram essa fase da Igreja.Paulo,Pedro,Tiago,João,todos enfim combateram esses falsos mestres.E quem eram eles? Irmãos antigos,que também aceitaram Jesus como salvador,mas que por não vigiarem,acabaram sendo dominados por espíritos enganadores.
 A próxima etapa foi a mais difícil de ser vencida (tanto que não foi),pois não era pra lutar conta inimigos ferrenhos e sim contra ex-inimigos agora convertidos e cheios de poder e de coisas pra oferecer.A Igreja que era perseguida se viu de repente rica e com um império aos seus pés.Os crentes ,que não tinham paredes pra sustentar a sua fé,se viram cheios de templos,antes pagãos e agora doados à eles.É inegável ser esse o passo que levou à queda.Os outros passos deixaram marcas rasas.Esse deixou marcas profundas,tão profundas que hoje,mil e muitos anos depois ainda estão vivos e prontos pra seduzir e agradar a natureza humana.Meta estipulada,meta conquistada.
 Veio o que a hisória secular chama de "anos de trevas" e só Deus sabe a extensão dessas trevas.Muitos papas e bispos e filhos bastardos depois,Deus levantou Lutero.Cheio de erros como todo ser humano,mas possesso da vontade de ver o povo livre da ganãncia  dos homens de Deus.É fato comprovado que Lutero nunca quiz fundar uma igreja luterana ou qualquer outra.Tudo o que ele queria era ver as pessoas com a Palavra de Deus nas suas mãos.Lutero protestou e logo depois outros protestaram e outros protestam até hoje.Os frutos do protestantismo,que era pra ser de união,já começou com divisão:calvinismo e arminianismo ainda nos divide até hoje e não tem previsão do dia que vai parar de dividir,não enquanto depender de nossa natureza...ainda bem que existe o dia do Senhor!
 Enquanto a doutrina católica se perpetua,cheia de tantas tradições erradas e tanta idolatria (sempre vivida e ensinada,mas nunca assumida como tal)nós os protestantes,continuamos protestando,só que agora contra nós mesmos.Como?Explico:em quantas classes estamos divididos?O que somos?O que você é? Pentecostal?Neo pentecostal?É carismatico,ou um liberal?Neo liberal?E tem mais.Mas vou ficar por aqui mesmo.
 Assim como na história secular existe o moderno e o pós moderno,em nossa história existe algo similar.Lutero com certeza também pregaria suas 95 teses na porta de nossas igrejas.Vejamos:
-os crentes chamam os católicos de idólatras por causa de suas imagens e devoções,enquanto correm atrás de milagreiros e de cantores pop star da música gospel;
-os crentes condenam a idolatria mariana e dos santos enquanto correm léguas atrás do pastor sapatinho de fogo e seus obreiros sensacionais (lembra nome de banda dos anos 80);
-os crentes condenam o padre dar água benta,enquanto esperam ansiosamente o pastor abençoar a água em cima do aparelho de tv;
-os crentes condenam a repetição de palavras de uma novena enquanto fazem a campanha das sete sextas feiras;
-os crentes falam dos católicos assistirem a missa enquanto vão ao culto orar e suplicar á Deus que lhes satisfaçam os seus apetites cada vez mais carnais e materiais,e quando não funciona,partem pra barganha.Fazem de cada culto um investimento,chamando Jeová de Mamom em nome de Jesus.
 É hora,e a hora é agora,de cada um que se diz ser  cristão,olhar pros seus próprios erros e procurar consertá-los.
 Aos católicos eu digo:vejam a verdade.Existe idolatria sim.Ninguém que lê:" Adorarás somente ao Senhor seu Deus e só à Ele prestarás culto" consegue ficar inocente quando vê e fica calado diante dos cultos marianos.Como católico você com certeza conhece a oração de consagração à nossa senhora.Se só à Deus se deve prestar culto e adorar,como se consagrar à alguém que não seja Ele? Se vocês conseguem rezar pra Deus que não veem,porque que pra rezar pra outro que não seja Ele precisam de imagens? E o pior,criam doutrinas e dogmas pra justificar o que sabem que está errado.Você já foi a um santuário mariano?Então tem a obrigação de ser sincero.Quem foi o objeto de culto ali,se o próprio nome do local já diz sem nenhum pudor.Nós dois sabemos que tem mais coisas,mas pro que  eu quero basta te pedir que examine isso.
 Aos crentes eu digo:vejam a verdade.Parem de correr atrás de Deus determinando as coisas;só Deus tem o poder de determinar alguma coisa.Cessem a idolatria à pastores e cantores.Parem de expor Deus ao ridículo com essas teorias conspiratórias contra a graça.Chega de envelopes como semente de fortunas,isso não existe.Chega de novenas evangélicas.Chega de rosas abençoadas.Chega de canetas milagrosamente mágicas ( cem reais cada uma). Como pode haver tanta hipocresia?Porque é o padre é água benta,é pecado.Mas se é o pastor,é água abençoada,então pode! Pode?!
 Vamos cada um de nós,pensar em Deus.No que Ele sentiu ao ver morrer seu único filho.Quem jamais sentiu algo assim? E no entanto quem se lembra de agradecê-lo por tal gesto?Voltemos à palavra do Senhor com sinceridade de coração.Chega de mentir pra si mesmo.Chega.Já tá bom.Vamos dar à Deus o que é dele.E se é pra Ele,vamos dar então o que lhe agrada e não o que agrada a nós mesmos e a nossa natureza,senão não estamos dando nada à Ele só à nós mesmos...ISSO NUNCA FOI CRISTIANISMO,NEM AQUI,NEM NA CHINA OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO OU ALÉM DELE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário